domingo, 19 de dezembro de 2010

O significado das rimas

Sou tia de duas criaturas de Deus que, apesar de encantadoras, por vezes fazem questão de me lembrar porque é que ainda não sou mãe aos, quase, 37 anos. A última descoberta foi o facto de que o J. ainda não percebe o que são rimas. Ora, apesar de me ter esforçado com milhares de exemplos simples como " brincar e lanchar" ou "cão e sabão", achando que estava a explicar tudo muito direitinho "como se fosse a uma criança", percebi, (finalmente!), o resultado de tamanho esforço.

Cenário: os três sentados no banco de trás da carrinha. Eu, no meio, tentava evitar que aquele momento se transformasse na festa da Tomatina - com tazos, CD´s e homens aranha no lugar dos tomates -, e já não sabia mais o que inventar para acalmar tamanha algazarra. Eis senão quando me lembro de recordar a lição dada uns dias antes. Virei-me para o J., de 4 anos, e sugeri que retomássemos o jogo. O silêncio instala-se por uns gélidos 6 segundos e eu avanço: "Então vamos lá a saber... o que rima com Natal?". Ele, enfiado no banco, faz uma breve pausa, olha para mim e a medo, com um olhar pouco confiante, diz baixinho:

- "Rena?"

Sem comentários:

Enviar um comentário